Aula inaugural da turma 2023 do Mestrado em Educação e Lançamento do E-book PPGE/UEMA

Por em 18 de abril de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão realizou, na segunda (17), a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação. O evento aconteceu no Laboratório de Metodologias Ativas do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN.

O reitor Walter Canales destacou que a Universidade participa ativamente da formação de professores do Estado e contribui de forma significativa para a melhoria da Educação no Maranhão. “O curso atende à formação de pessoal qualificado para a prática profissional competente e transformadora, mediada pelo método científico, cuja finalidade é habilitar profissionais para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação, no exercício da docência e da gestão educacional e escolar. Então, a UEMA vê com bons olhos o mestrado, que tenhamos mais pesquisadores, que são de vários municípios não somente de São Luís, e que possam contribuir com as suas experiências e realidades regionais para o engrandecimento da pesquisa sobre a educação do Estado do Maranhão”, pontuou.

O Pró-reitor adjunto da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-Graduação, Prof.Dr.Fábio Figueiredo, enfatizou a expectativa do Programa chegar ao nível de doutorado. “O Programa aprovado em 2018. Passou por seu primeiro quadriênio agora, culminando com a nota 3. Ele começa o curso em 2023 com o conceito A, passando agora pela primeira avaliação. E a pró-reitoria junto com o PROQUALIT está dando todo suporte e apoio para que o programa, junto com a coordenação e alunos, possam progredir e alcançar as métricas necessárias para o conceito 4 e, assim, com essa elevação chegarmos ao nível de doutorado”, afirmou ele.

De acordo com a Coordenadora do PPGE/UEMA, Profa.Dra.Ana Lúcia Duarte, “essa turma é a 5ª do Mestrado, que foi muito desejado e pensado com muito empenho e cuidado. Já era uma necessidade na área de formação, tendo em vista que a UEMA já é conhecida pela formação de professores. Então, faltava esse mestrado. Sabemos que o Maranhão tem uma carência muito grande de formação de mestres e doutores. É o último estado no ranking com esse percentual de profissional de educação básica. Então, a UEMA cumpre com sua responsabilidade social com a formação de professores”.

Na ocasião, aconteceu a palestra intitulada “Produção Acadêmica de Docente, Discentes e Egressos na área de Educação”, ministrada pelo Prof.Dr.José Airton de Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Sobre o PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação tem o objetivo de contribuir para qualificar e fundamentar a prática de professores, gestores escolares, gestores de sistemas de ensino e demais profissionais da educação, com vistas a compreender seu universo de atuação profissional e realizar intervenções que contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

O Mestrado Profissional em Educação visa, também, à atualização permanente do conhecimento teórico-prático na pesquisa aplicada e na proposição de inovações e aperfeiçoamentos com vistas à solução de problemas relacionados aos diversos campos de saberes e de atuação profissional na educação básica, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais, em âmbito nacional, regional e local.

Lançamento do E-book