Professor da UEMA lança livros sobre educação sexual e propostas pedagógicas

Por em 13 de junho de 2023

O Prof.Dr. Jackson Ronie Sá da Silva da Universidade Estadual do Maranhão lança, nesta terça (13), dois livros intitulados “A Educação Sexual como Categoria de Formação Docente” (BARROS, Alexsandra Gomes; SÁ-SILVA, Jackson Ronie) e “Propostas Pedagógicas Para Discutir o Corpo Masculino” (DUARTE, Marcos Felipe Silva; SÁ-SILVA, Jackson Ronie), ratificando o seu compromisso com a formação docente e a educação básica em um viés Pós-crítico em educação. Os dois livros são produtos das dissertações de mestrado de dois orientandos do Mestrado Profissional em Educação (PPGE – UEMA).

O lançamento ocorrerá via Google Meet (link de acesso: https://meet.google.com/vrx-poix-prr), das 19h às 21h.

As publicações estão disponíveis no site da Editora UEMA nos links abaixo:

Educação sexual como categoria de formação docente

Propostas pedagógicas para discutir o corpo masculino

Saiba mais sobre cada livro

A Educação Sexual como Categoria de Formação Docente – A obra é fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pós-modernidade, dos estudos pós-críticos em educação, da perspectiva pós-estruturalista foucaultiana, dos estudos culturais em educação e do pensamento queer. O livro problematiza a Educação Sexual a partir do pensamento de Guacira Lopes Louro, dando pistas para uma discussão de formação continuada numa perspectiva fluida, desconstrucionista e livre dos grilhões da heteronormatividade, propondo o cinequeer como possibilidade didática para tratar de temas complexos como gênero e sexualidade.

Propostas Pedagógicas para Discutir o Corpo Masculino – Constituiu-se como uma discussão acadêmica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), em que o desafio é investigar os discursos sobre o corpo masculino em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) de escolas públicas de São Luís, Maranhão. Tem ainda o objetivo de apresentar discussões que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implícitas e intencionais ações de extinguir as menções às categorias gênero e sexualidade de seu texto legal.

Por: Paula Lima