II Ciclo de Debates: Educação em Direitos Humanos


Por em 16 de fevereiro de 2021



Convidamos a todas\os para participar do II Ciclo de Debates: Educação em Direitos Humanos proposto pelo Grupo de Pesquisa Questões Educacionais: desigualdade, inclusão e diversidade na perspectiva socioeconômica, étnico-racial e de gênero (GEDDIN).

O Ciclo ocorrerá em dois momentos, 24 e 25 de fevereiro (Quarta e Quinta) das 17h às 19h, com temas pertinentes sobre o campo educação em Direitos Humanos.

A educação em direitos humanos, em particular no espaço da educação formal, deve ser compreendida de forma articulada ao combate do racismo, sexismo, discriminação social, religiosa e outras formas de preconceito e discriminação presentes em nossa sociedade. À compreensão da educação como prática social no contexto da diversidade, da educação especial/inclusiva, das pessoas privadas de liberdade e na perspectiva das relações de gênero e étnico-raciais para o enfrentamento dos desafios dos tempos modernos e para o fortalecimento do respeito, da prática da liberdade e garantia dos direitos em todas as dimensões.

Nossa programação ?

?1° Dia (24.02.2021) Educação em Direitos Humanos no contexto das pessoas privadas de Liberdade.

Palestrantes

Luiz Antônio Bogo Chies- Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais – Universidad del Museo Social Argentino (1999). Possui Pós-Doutorado em Direitos Humanos e Democracia, pela Universidade Federal do Paraná (2017). Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e graduação em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Católica de Pelotas (1992). Coordena o Grupo de Pesquisa GITEP (Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários).

Fabiana Flavia de Magalhães – Pedagoga. Especialista em Educação Profissional: PROEJA. Coordenadora do Núcleo de Educação nas Prisões.

Mediadora

Néria Cristina Melo Moura Silva

Graduada em Geografia e Pedagogia. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; Gestão Educacional e Escolar. Professora da Seduc e do Município de Cururupu-MA.

?2° Dia(25.02.2021): Educação em Direitos Humanos na perspectiva da Educação Escolar Indígena.

Palestrantes

Ana Caroline Amorim Oliveira-  Doutora e Mestra em Antropologia. Graduada em Ciências Sociais pela UFMA. Professora de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão ( UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política ( CNPQ).

Silvia Cristina Puxcwyj Krikati- Graduada em Educação Intercultural ( Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Goiás). Professora do Centro de Ensino de Educação Indígena Krikati.

Mediadora

Daniela de Fátima Ferraro Nunes- Graduanda e Mestra em Ciências Sociais pela UFMA.

Transmissão

YouTube – GEDDIN

⏩LINK DE INSCRIÇÃO NA BIO DA PÁGINA DO INSTAGRAM DO GEDDIN (@geddinuema): https://doity.com.br/ii-ciclo-de-debates-webinrio

 



Últimas Postagens