Livro Homossexualidade, Homofobia e Educação

Por em 25 de março de 2022

O livro Homossexualidade, Homofobia e Educação, escrito pelos professores Alderico Segundo Santos Almeida e Jackson Ronie Sá-Silva, apresenta uma discussão cidadã sobre o tema da homossexualidade no contexto educacional. Originou-se de uma pesquisa qualitativa documental realizada no Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Maranhão. A investigação analisou os discursos sobre os temas homossexualidade e homofobia em quatorze livros paradidáticos de Sexualidade e Educação Sexual presentes nos acervos de bibliotecas de escolas públicas do ensino médio da cidade de São Luís, Maranhão. A partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação na vertente pós-estruturalista foi possível: a) compreender os discursos produzidos nos livros paradidáticos sobre as pessoas qualificadas como homossexuais; b) entender as ideias construídas acerca do que seja o fenômeno sociocultural da homofobia; c) perceber as estratégias de educação sexual anunciadas para o combate aos preconceitos e às discriminações perpetradas contra sujeitos homossexuais; d) caracterizar as estratégicas didáticas apontadas para discursar com professores, professoras, alunos e alunas quanto aos temas homossexualidade e homofobia na escola. A leitura desta obra estimulará professoras e professores da educação básica a repensarem suas práticas pedagógicas quando em algum momento no espaço escolar (ou fora dele) surgirem discussões sobre a homossexualidade e a homofobia. A ideia dos professores Alderico Segundo Santos Almeida e Jackson Ronie Sá-Silva é promover o entendimento do que seja educação sexual desconstrucionista, ou seja, uma educação sexual científica pautada na ética, na cidadania, na pluralidade sexual e de gênero, no acolhimento dos sujeitos e que promova a pedagogia da alteridade.

Acesso o livro aqui: https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=202.