Alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA, apresentam trabalhos em dois importantes eventos acadêmicos

Por em 25 de julho de 2019

Nas duas últimas semanas os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE/UEMA) tiveram ativa participação em dois importantes eventos acadêmicos: o primeiro, que ocorreu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 23 a 26 de julho, discutiu temáticas de grande relevância no I Simpósio Internacional e IV Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais em Educação (IV SNTDE 2019). O segundo, ocorrido nos dias 02, 03 e 04 de agosto, organizado e realizado pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da UEMA, que trouxe como temática central “BNCC: formação de professores, desafios e perspectivas”.
Nos dois eventos todos os alunos do PPGE apresentaram trabalhos, já resultantes dos estudos e das primeiras incursões de pesquisas realizadas no âmbito do PPGE, em suas duas linhas de pesquisa.
O IV SNTDE 2019 foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), da UFMA. O evento reuniu professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de diversas universidades do país no campus da UFMA, contando com minicursos, apresentação de trabalhos científicos, exposições entre outras ações. Na oportunidade, as alunas do PPGE/UEMA Gabriella da Costa Pinheiro e Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos apresentaram a comunicação científica “A Tecnologia a serviço do ver e ‘ouvir’ no ensino de alunos Surdos“, sob orientação da Vice-Coordenadora do PPGE/UEMA, a Prof. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues. Na ocasião, o trabalho despertou interesse da Prof. Dra. Rozane da Silveira Alves, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul que considerou a possibilidade de uma parceria com o grupo de pesquisa da UFPel para com o PPGE/UEMA em decorrência do trabalho apresentado. O coordenador geral do evento e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA (PGCult), o Prof. Dr. João Batista Bottentuit Júnior agradeceu a participação do PPGE/UEMA, representado pelas alunas Luciana Santos e Gabriella Pinheiro na exposição dos trabalhos produzidos no âmbito do Programa e reiterou a indicação do trabalho para publicação na Revista de Tecnologias na Educação ISSN 1984-4751, Qualis B2 (Novo Qualis 2019).
Foram destaque também no simpósio os estudantes da primeira turma do PPGE/UEMA coordenados pelo prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque, que apresentaram trabalhos de significativa relevância para o contexto educacional ligado às tecnologias. Com temas como “O uso do SIGAA/UEMA como ambiente virtual de aprendizado em São João dos Patos”, do prof. Somário de Oliveira França, “Microlearnings, Gamificação e a E-escola: o futuro no presente”, do prof. Fabrício dos Santos Ferreira, “Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: uso das mídias”, da profa. Vitória Raquel Pereira de Souza e “O uso do Whatsapp na comunicação entre escola e família: um instrumento para gestão democrática”, dos professores Renato Moreira Silva e Paula Regina Oliveira.
Os mestrandos da UEMA tiveram seus trabalhos reverenciados e reconhecidos pela relevância das temáticas e pela qualidade das pesquisas apresentadas.”A consistência dos temas pesquisados e suas abrangências demonstram a inequívoca qualidade do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, o que ressalta o protagonismo dos profissionais maranhenses e uma ambiência científica que precisa ser estimulada e reconhecida”, destaca o professor Fabrício Ferreira. O evento já está confirmado para o ano de 2020, conforme destacou na palestra de abertura o prof. Dr. João Bonttetuit, organizador do simpósio, cuja temática será “Leitura e escrita no mundo digital”.
Nas considerações do Coordenador do PPGE, professor Severino Vilar de Albuquerque, a participação dos alunos, com apresentação de trabalhos, reflete a qualidade dos estudos e das produções que vêm sendo erigidos por meio das linhas de pesquisa, sob a orientação dos professores pesquisadores do Programa. Ainda no entendimento do Coordenador, o volume e a qualidade das produções reverbera o pensamento otimista e prospectivo adotado pelo grupo de professores na direção da futura proposta para a aprovação do Doutorado em Educação.
Por fim, segundo o professor Severino Albuquerque, o empenho e a qualidade formativa e produtiva dos professores e dos alunos do Programa atestam, também, a qualidade da Universidade Estadual do Maranhão, no que tange ao apoio e aos investimentos em estrutura e na formação em alto nível dos professores.

• IV SNTDE 2019, Participantes após apresentação de trabalhos científicos, sob mediação da Professora Sannya Fernanda Rodrigues e as alunas Gabriella Pinheiro e Luciana Santos.
  • II Seminário de Formação de Professores, Mestrando Otávio Augusto de Moraes.