Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão.

Coordenação: Profa Dra Ana Lúcia Cunha Duarte

Vice-coordenadora: Profa Dra Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

POST-GRADUATION PROGRAM: Post-Graduation Program in Education

COORDINATOR: PhD. Prof. Dra Ana Lúcia Cunha Duarte

VICE COORDINATOR: PhD. Prof. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão busca, permanentemente, contribuir para a qualificação profissional competente e transformadora, mediada pelos métodos científicos. O PPGE forma mestres em educação, cuja perspectiva é habilitar profissionais para atuarem em atividades técnico-científicas e de inovação, no exercício da docência e da gestão educacional e escolar.

Tem como concepção a responsabilidade e a relevância social na formação de profissionais da educação do Maranhão, a partir do contexto social, econômico, político e cultural. Daí justifica-se a relevância social do PPGE para o desenvolvimento do Estado e da região nordeste com investimentos em contribuir para diminuir as assimetrias e para elevar a qualidade da educação no Maranhão.

As perspectivas de trabalho estão direcionadas para desenvolver o acesso, a permanência e o sucesso escolar a partir da formação intelectual e humana. Considera os indicadores a partir do Ideb, Censo Escolar, PAR, PDE, panorama das matrículas, política de valorização profissional dos professores, infraestrutura, gestão educacional e escolar na formação de futuros mestres. Assim, tem investido na formação de profissionais qualificados, a partir do Mestrado Profissional.

The Post-Graduation Program in Education (PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação) – Professional Master’s Degree in Education at Maranhão State University – focuses on permanently enabling competent and transforming professional qualification mediated by scientific methods. PPGE trains masters in education and enables professionals to work in technical-scientific and innovative activities in the exercise of teaching, as well as of educational and school management processes.

It follows the concept of accountability and social relevance to train education professionals based on the social, economic, political and cultural context of Maranhão State. This factor justifies the social relevance of PPGE for the developed of both the State and the Northeastern region through investments focused on mitigating asymmetries in, and for improving the quality of, education in Maranhão State.

Its research perspectives focus on enabling students’ access to, as well as permanence and success in, school through intellectual and human education. It takes into consideration indicators based on the Basic Education Development Index (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); School Census; Plan of Articulated Actions (PAR – Plano de Ações Articuladas); School Development Plan (PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola); service panorama of enrollments’ supply and demand; policy for teachers’ valorization and professional training; infrastructure; and educational and school management in future masters’ training. Thus, it has invested in training qualified professionals through Professional Master’s Course.