Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, tem como objetivo formar profissionais qualificados, a partir do Mestrado Profissional. Focaliza o exercício competente da prática da gestão educacional e escolar, com propósitos de exercício profissional docente em suas múltiplas dimensões. Por isso, considera processos, estratégias, saberes e práticas, com vistas à inovação e a valorização da experiência profissional a partir do desenvolvimento de pesquisas.

Os objetivos específicos abarcam a contribuição em qualificar e fundamentar a prática de professores, gestores escolares, gestores de sistemas de ensino e demais profissionais da educação. E, dessa forma, tem como intuito compreender diferentes universos de atuação profissional e realização de intervenções que contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

Junto a estes objetivos, o Mestrado Profissional em Educação visa a atualização do conhecimento teórico-prático na pesquisa aplicada e na proposição de inovações na relação com a prática docente. Tem como meta o investimento e a busca por solucionar problemas relacionados aos variados campos de saberes e de atuação profissional na educação básica. Desta forma, espera atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais, em âmbito local, regional e nacional.

Os objetivos e metas do PPGE estão imbricados no sentido de contribuir para a elevação dos indicadores de qualidade da educação no estado do Maranhão e do Brasil. A partir destes objetivos, as metas do Programa se concentram em formar profissionais para produzir e difundir conhecimento científico, artístico e tecnológico. Com isso, se constituir como um programa comprometido com a qualidade da educação, com o desenvolvimento da ciência e a inovação tecnológica no estado do Maranhão.

Assim, espera que este investimento contribua para a superação de desigualdades, zelando pela equidade social, formação humana e profissional com exercício pleno da cidadania. Nestes pressupostos, visa o desenvolvimento humano e social sustentável do Maranhão, do Nordeste e do Brasil. Deste modo, a visão do PPGE é ser reconhecido nacional e internacionalmente como um programa de pós-graduação de excelência na formação profissional e acadêmica.

Para alcançar os objetivos, tem desenvolvido estratégias de investimento na produção de conhecimento científico e tecnológico na área educacional. Em especial, se sustenta a partir da área de concentração da gestão educacional e escolar e da formação de professores e práticas educativas. A partir destes temas, considera a Cidadania, Criatividade, Dignidade, Diversidade, Equidade, Gestão democrática e transparente, Justiça, Respeito à biodiversidade, à diversidade étnico-ideológico-cultural e aos valores humanos como princípios fundamentais do exercício do ensino, pesquisa e extensão.