Disciplinas Optativas

*Programa de disciplina atualizada, aprovada no colegiado do dia 17 de junho de 2022

DISCIPLINAS OPTATIVAS EMENTAS 
Pensamento Pedagógico Contemporâneo – 60h Estudo histórico-educacional do pensamento pedagógico. Análise das principais concepções pedagógicas, tendo em vista à compreensão das alternativas que se põem à educação brasileira atual
Financiamento da Educação no Brasil – 60h Estado, federalismo e regime de colaboração. O financiamento da Educação no âmbito da legislação educacional. Políticas de financiamento da Educação Básica. Os programas de descentralização dos recursos para a escola. Gestão e controle social dos recursos da educação.
Políticas de Avaliação da Educação – 60h

 

Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da avaliação. Estado e avaliação educacional. Políticas de Avaliação educacional: modalidades, objetos, processos, instrumentos, resultados e influências sobre a política educacional.
Educação em Espaços/Tempos Formais, não Formais e informais – 60h

 

A divulgação científica e a popularização do conhecimento. Cultura popular e cultura científica. Educação formal, não formal e informal e a escola. O discurso da divulgação científica.
Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa – 60h

 

 

Estudo da linguagem como prática social. A perspectiva transdisciplinar da Linguística Aplicada. Produção e recepção dos gêneros discursivos nas diversas esferas sociais. A linguagem nas interações sociais em contextos institucionais e informais. Práticas e projetos de (multi) letramentos com os gêneros discursivos nas diferentes áreas da Educação.
Organização do Trabalho Pedagógico – 60h A escola como organização social. Organização e gestão do trabalho pedagógico nas dimensões política, prática e técnica. A construção e operacionalização do trabalho pedagógico a partir do processo de gestão compartilhada na escola. Implicações políticas, sociais e culturais na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar.
Formação de professores: perspectiva histórica, politica, cultural e epistemológica – 60h Análise das tendências contemporâneas na formação de professores. Perspectiva histórica, política, cultural e epistemológica da formação de professores e sua relação com o pensamento educacional brasileiro e internacional. Articulação da formação docente com os saberes e a repercussão para as práticas pedagógicas nos espaços educativos.
Metodologia de ensino e interdisciplinaridade – 60h Fundamentos teóricos e metodológicos da interdisciplinaridade. Planejamento de ensino interdisciplinar. Atos pedagógicos: métodos e procedimentos metodológicos a partir da prática interdisciplinar. Avaliação de ensino e de aprendizagem na prática interdisciplinar.
Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais A sociedade, educação e tecnologias. Dimensões técnicas, didáticas, cognitivas, psicológicas e epistemológicas de ensino e aprendizagem por meio das tecnologias digitais. Processos educativos mediados por tecnologias e suas implicações na educação.
Políticas de Currículo na Educação Básica – 60h Análise de políticas curriculares nas reformas educativas globais e seus significados, impactos e inflexões para o trabalho pedagógico escolar. Avaliação de situações-práticas históricas e emergentes da escola básica em seus múltiplos contextos e a elaboração de intervenções político-educativas democráticas de socialização do conhecimento escolar para o processo de humanização.
Ensino e Aprendizagem em Ciências Humanas e Naturais – 60h

 

História do ensino de Ciências Naturais no Brasil. Evolução e importância do ensino de Ciências Naturais. Concepções teórico-metodológicas no ensino de Ciências Naturais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental e ensino médio. Organização dos conteúdos no ensino de Ciências. Métodos, técnicas e recursos didáticos no ensino de Ciências Naturais. Planejamento didático no ensino de Ciências Naturais.  Avaliação de aprendizagem no Ensino de Ciências Naturais.
Educação para a diversidade – 60h

 

Fundamentos e conceitos de etnia, raça, gênero, identidade, diversidade e diferença. A diversidade no contexto da legislação educacional brasileira. Grupos étnicos “minoritários” e processos de descolonização e pós-colonização. Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Orientações didático-pedagógicas ao trabalho docente para uma educação com as diversidades.