Política de Autoavaliação

Os processos, procedimentos e resultados da avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, se voltam para a formação discente e sua produção intelectual. O processo de autoavaliação ocorre anualmente. Tem como objetivo primar pela qualidade do ensino-aprendizagem de modo a aperfeiçoá-los, além de trazer subsídios em busca de soluções a problemas identificados.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão iniciou seu segundo ano com uma política de autoavaliação implementada. Desde então, entende como sujeitos participantes: os docentes, os discentes, coordenação e a secretaria do programa. Este corpo desenvolve avaliações contínuas, que incluem egressos e a sociedade civil organizada.

Neste propósito, o movimento de avaliação continuada e permanente, desenvolvido pelo programa, possibilita refletir sobre contexto e políticas adotadas. Além disto, permite a sistematização dos dados, que levam à tomada de decisão, pois são frutos do trabalho participativo. Desse modo, a autoavaliação resulta em ações que implicam em mudanças e que visam melhorias nas ações desenvolvidas, ao captar aspectos pertinentes à sua missão e seus objetivos. Isto inclui, certamente aqueles relativos à sua inserção no contexto social.

Para isso, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, elaborou e aprovou, em colegiado, a política de Autoavaliação. Esta política contou com a elaboração de um documento da autoavaliação, que segue as orientações do manual intitulado “Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação” da Capes e contou com a comissão de acompanhamento e avaliação, organizafa pela coordenação do PPGE, composta por: Professora Ana Lúcia Cunha Duarte (Presidente da comissão de autoavaliação) Professoras Albiane Oliveira Gomes, Nadja Fonseca da Silva e Sannya Fernanda Nunes Rodrigues; Representante Servidor Técnico-Administrativo Secretária Mauriana da Rocha Sobrinho e Representante Estudantes Fabrício dos Santos Ferreira e Vitória Raquel Pereira de Souza.

A saber, o Programa de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, está assim organizado: introdução, objetivos, estratégias metodológicas, cronograma, infraestrutura, formas de divulgação dos resultados e monitoramento.

Nesta esfera, os estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão realizam, anualmente, a avaliação do PPGE, considerando os aspectos das atividades de ensino, a infraestrutura e a gestão da pós-graduação. Os dados produzidos são avaliados pela Comissão de Avaliação e Planejamento do PPGE, subsidiando os processos de planejamento e de construção do plano de ação anual do programa, estes, vinculados aos objetivos e estratégias do PDI da UEMA. As ações são articuladas com o Comitê de Pós-Graduação stricto sensu, formado pelos os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UEMA. Neste Comitê, são avaliadas as demandas dos programas e os resultados da avaliação externa.

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PPGE: Instrumento de Autoavaliação

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