EGRESSOS

Perfil do Egresso

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão forma Mestres em Educação. Nesse nível de formação, o egresso diferencia-se dos demais profissionais pelos seguintes saberes, uma vez que, ao final do curso, além da formação geral, deverá ser capaz de:

– Utilizar referencial teórico e metodológico adequado dentro de princípios éticos e de solidariedade na pesquisa com atenção às atividades pedagógicas e de gestão escolar;

– Sistematizar conhecimentos acadêmico-científicos de forma a assumir posições de liderança nos espaços onde trabalha;

– Exercer a docência de forma articulada com a pesquisa, ensino e extensão;

– Explorar a partir de perspectivas teórico-metodológicas, temas relevantes e de impacto na área de educação;

– Comprometer-se com uma postura ética, com a pesquisa e a educação de qualidade social para todas as pessoas;

– Desenvolver uma visão qualificada das questões educacionais da contemporaneidade, o que envolve leitura e interpretação do presente em suas dimensões econômicas, políticas, históricas, socioculturais e educacionais;

– Valorizar e promover práticas investigativas nos campos de atuação profissional, de modo a construir diagnósticos e propor intervenções, com vistas a alterar/transformar a realidade dos problemas que afetam o atendimento educacional em suas várias dimensões.

O perfil do egresso do PPGE, profissional com formação teórico-prática, para o exercício consciente, crítico e criativo da profissão. A ideia é que os estudantes se formem habilitados para elaborar e implementar projetos inovadores. O objetivo é propiciar o desenvolvimento do processo de gestão, a partir de práticas educativas transformadoras em interface com a realidade social, política, econômica e cultural. Nesse contexto, o PPGE concentra-se em fomentar o exercício de uma prática transformadora que cultive à docência consciente, considerando as demandas da sociedade global.

 

Acesse a lista de dissertações defendidas: https://www.ppge.uema.br/?page_id=1442