EGRESSOS

Perfil do Egresso

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão forma Mestres em Educação. Nesse nível de formação, o egresso diferencia-se dos demais profissionais pelos seguintes saberes, uma vez que, ao final do curso, além da formação geral, deverá ser capaz de:

– Utilizar referencial teórico e metodológico adequado dentro de princípios éticos e de solidariedade na pesquisa com atenção às atividades pedagógicas e de gestão escolar;

– Sistematizar conhecimentos acadêmico-científicos de forma a assumir posições de liderança nos espaços onde trabalha;

– Exercer a docência de forma articulada com a pesquisa, ensino e extensão;

– Explorar a partir de perspectivas teórico-metodológicas, temas relevantes e de impacto na área de educação;

– Comprometer-se com uma postura ética, com a pesquisa e a educação de qualidade social para todas as pessoas;

– Desenvolver uma visão qualificada das questões educacionais da contemporaneidade, o que envolve leitura e interpretação do presente em suas dimensões econômicas, políticas, históricas, socioculturais e educacionais;

– Valorizar e promover práticas investigativas nos campos de atuação profissional, de modo a construir diagnósticos e propor intervenções, com vistas a alterar/transformar a realidade dos problemas que afetam o atendimento educacional em suas várias dimensões.

O perfil do egresso do PPGE, profissional com formação teórico-prática, para o exercício consciente, crítico e criativo da profissão. A ideia é que os estudantes se formem habilitados para elaborar e implementar projetos inovadores. O objetivo é propiciar o desenvolvimento do processo de gestão, a partir de práticas educativas transformadoras em interface com a realidade social, política, econômica e cultural. Nesse contexto, o PPGE concentra-se em fomentar o exercício de uma prática transformadora que cultive à docência consciente, considerando as demandas da sociedade global.

The Post-Graduation Program in Education (PPGE) – Professional Master’s Degree in Education at Maranhão State University – trains Masters in Education. Graduates at this training level are different from other professionals due to their specific knowledge since, in addition to general training, at the end of the course they should be able to:

 

  • Use appropriate theoretical and methodological framework, in compliance with ethical and solidarity principles, in research focused on pedagogical and school management activities;

 

  • Systematize academic-scientific knowledge in order to take leadership positions in the place they work at;

 

  • Practice educational activity in association with research, teaching and extension;

 

  • Explore relevant and impacting topics in the education field from theoretical-methodological perspectives;

 

  • Commit to research about and provide social quality education for all people, based on ethical behavior;

 

  • Develop a qualified view of contemporary educational issues by reading and interpreting the economic, political, historical, sociocultural and educational dimensions of the present time;

 

  • Value and promote investigative practices in the professional education activity field in order to build diagnoses and propose interventions to help changing/transforming the reality of issues affecting education in its different dimensions.

 

PPGE graduates’ profile comprises professionals with theoretical-practical training for the conscious, critical and creative exercise of their profession. The idea is to qualify students to design and implement innovative technical and technological projects. The aim of this course is to promote management process development, based on transformative educational practices, in interface with the social, political, economic and cultural reality. Thus, PPGE focuses on promoting a transformative practice to enable conscientious teaching by taking into consideration global society’s demands.