Pesquisas
BOLSISTA |
PROGRAMAS PIBIC/PIVIC |
PLANO DE TRABALHO |
PROJETOS DE PESQUISA |
ORIENTADOR (A) TITULAÇÃO/CENTRO |
||
2020-2022 |
||||||
Vitória da Silva Sousa |
CNPq |
Ações de gestão acadêmica na UEMA: uma análise do quadro de gestores e de docentes dos cursos de licenciatura |
Nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e regulação da educação superior: uma análise da gestão acadêmicas, dos indicadores de qualidade e do perfil dos estudantes |
Prof. Drª Ana Lucia Cunha Duarte/CECEN |
||
Bianca Brenda Cruz Martins |
FAPEMA |
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES): avaliação, indicadores de qualidade e regulação |
Nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e regulação da educação superior: uma análise da gestão acadêmicas, dos indicadores de qualidade e do perfil dos estudantes |
Prof. Drª Ana Lucia Cunha Duarte/CECEN |
||
Glayciane Martins Soares Silva |
FAPEMA |
Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes: uma análise a partir dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual doMaranhão, campus São Luís |
||||
FRANCISCA ELYDE DA SILVA ALVES RIBEIRO |
CNPq |
Uma análise do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil municipal Dr. Joo Viana em Caxias-MA |
Pedagogia hospitalar: perspectivas e desafios do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantilMunicipal Dr. João Viana em Caxias-MA |
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento /CESC |
||
Idvania Lima Silva |
FAPEMA |
1. Desenvolvimento profissional do pedagogo no contexto no-escolar: uma análise da intervenção no hospital infantil Municipal Dr. João Viana em Caxias-MA |
Pedagogia hospitalar: perspectivas e desafios do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil Municipal Dr. João Viana emCaxias-MA |
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento /CESC |
||
Elana Galdino de Lima |
FAPEMA |
Formação e desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico em vista da organização e gesto escolardas políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência |
Coordenador Pedagógico: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolardas políticas públicas de incluso da pessoa com deficiência |
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC |
||
Rosiléia Castro Pereira |
CNPq |
Desenvolvimento de protocolos de pesquisa para compreensão dos termos Literacia, Letramentos e Competência Digital |
Literacia, letramentos ou competência digital: divergências, convergências esingularidades |
Profª Drª Sannya Fernanda Nunes Rodrigues/CECEN |
||
Francisco de Oliveira Viana |
FAPEMA |
1º Curso de Geografia da UEMA: que racionalidade forma o professor? |
Saberes e práticas constitutivas da formação de professor de Geografia naUEMA: sujeito resistente a mudanças ou inovador? |
Prof. Drª Iris Maria Ribeiro Porto/CECEN |
||
Ingrid Lorranny Barbosa de Sousa |
UEMA |
2º Curso de Geografia da UEMA: as metodologias do ensino-aprendizagem da prática docente do Curso formam professoresinovadores? |
Saberes e práticas constitutivas da formação de professor de Geografia na UEMA: sujeito resistente a mudanças ou inovador? |
Prof. Drª Iris Maria Ribeiro Porto/CECEN |
||
Adriana da Silva Dias |
FAPEMA |
Violências de gênero na escola: implicações e estratégias de enfrentamento no ensino médio da rede pública de São Luís/MA |
Violências de gênero na escola: implicações e estratégias de enfrentamento |
Profa. Dra Márcia Cristina Gomes/CECEN |
||
Letícia Maria Amorim Souza |
FAPEMA |
As Ações de Avaliação e Regulação da Educação Superior Pelo Conselho Estadual de Educação Nas Universidades PúblicasEstaduais |
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do Conselho Estadual de Educação nas universidades públicas estaduais do Maranhão |
Profa. Dra Nadja Fonseca da Silva Campos/CECEN |
||
Raquel dos Santos Galvão |
FAPEMA |
Arquiteturas administrativas e pedagógicas das universidades públicas estaduais do Maranhão decorrentes dos processos de avaliação eregulação do CEE e CNE |
||||
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira |
FAPEMA |
1. Planejamento educacionalem municípios maranhenses: a participação social na elaboração do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA (2014-2020) |
Planejamento educacional em municípios maranhenses: a participação social na elaboração, monitoramento e avaliação de Planos Municipais de Educação (2014-2020) |
Prof. Dr. Severino Vilar de |
||
Thayna Raquel Santos Pinto |
FAPEMA |
Planejamento educacional emmunicípios maranhenses: a participação social no monitoramento do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA (2014-2020) |
||||
Alynny Mendonça dos Santos |
FAPEMA |
Planejamento educacional em municípios maranhenses: a participação social na avaliação do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA(2014-2020). |
||||
Juliana Rodrigues Dias |
UEMA |
As repercussões da qualidade expressas pelo IDEB na autonomia das escolas municipais de São Luís/MA |
Análise da “qualidade” da educação básica nas escolas públicas Municipais de São Luís/MA, via IDEB: repercussões na democratização da gestão escolar |
Profa . Dra Albiane Oliveira Gomes/CECEN |
||
Mayara Cristine Pinheiro Silva |
UEMA |
As repercussões da qualidade via IDEB na participação dos professores nas tomadas de decisão nas escolas municipais de São Luís/MA |
||||
Jucicleia Carvalho Rodrigues |
UEMA |
A qualidade do IDEB versus a qualidade da educação das escolas: o que podemos dizer ou des(dizer)? |
||||
Iniciação científica 2019 -2020 |
||||||
Cleydiane Cristina dos Santos Rodrigues Feitosa |
CNPQ |
Acesso e permanência na educação superior de estudantes negros cotistas: uma análise no contexto da Universidade Estadual do Maranhão – RENOVAÇÃO |
Acesso e permanência na educação superior de estudantes negros cotistas: uma análise nos campi da UEMA de São Luís e Codó |
Profª. Drª. Márcia Cristina Gomes/CECEN |
||
Adriana da Silva Dias |
FAPEMA |
Violências de gênero no espaço escolar |
Violências de gênero no espaço escolar: olhares para o ensino fundamental e médio da rede pública de ensino em São Luís/MA |
Profª. Drª. Márcia Cristina Gomes CECEN |
||
Rosileia Castro Pereira |
CNPq |
Competências para educar e aprender na era digital: potenciando práticas inovadoras na graduação e multiplicação de competências para os alunos do curso de pedagogia |
Mapeamento de competências ligadas às tecnologias em documentos que regem à formação de professores na América Latina – a especificidade das tecnologias assistivas |
Profª. Drª. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues/CECEN |
||
Elana Galdino de Lima |
FAPEMA |
COORDENADOR PEDAGÓGICO: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: formação e o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico no acompanhamento pedagógico do aluno deficiente no município de Caxias – MA |
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC |
||
Erika Viana Neves |
FAPEMA |
Ressignificação da cultura e cultura popular: identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense (RENOVAÇÃO) |
Cultura e cultura popular: ressignificação da identidade, tradição e o comprometimento social e educacional do estudante com o festejo junino |
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC |
||
Idvania Lima Silva |
UEMA |
COORDENADOR PEDAGÓGICO: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Análise da função do Coordenador Pedagógico em vista da organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência |
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC |
||
Francisca Elyde da Silva Alves Ribeiro |
UEMA |
Ressignificação da cultura e cultura popular: identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense (RENOVAÇÃO) |
Arte e cultura popular: ressignificação e valorização social e educacional do festejo junino caxiense |
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC |
||
Lucas Mendes Silva |
FAPEMA |
A discussão dos temas “homossexualidade” e “homofobia” em livros de Sexualidade e Educação Sexual |
O tema da homossexualidade em livros de sexualidade |
Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva/CECEN |
||
Gabriel Felipe Serra de Sousa |
O tema da homossexualidade em livros de Educação Sexual |
|||||
Glayciane Martins Soares Silva |
UEMA |
A discussão dos temas “homossexualidade” e “homofobia” em livros de Sexualidade e Educação Sexual |
O tema da homofobia em livros de Sexualidade e Educação Sexual |
Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva CECEN |
||
Valéria Maria de Sousa Pinheiro |
FAPEMA |
A Implantação do plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses e a qualidade da educação: os desafios da formação continuada de professores (RENOVAÇÃO) |
Plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses: uma análise das contribuições para a gestão educacional e escolar |
Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque CECEN |
||
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira |
O processo de implantação de ações de formação continuada de professores no âmbito do PAR em municípios maranhenses |
|||||
Thayna Raquel Santos Pinto |
UEMA |
A Implantação do plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses e a qualidade da educação: os desafios da formação continuada de professores (RENOVAÇÃO) |
Formação continuada de professores no plano de ações articuladas (PAR): uma análise sobre as contribuições para a melhoria da qualidade da educação pública municipal |
Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque/CECEN |
||
Gabriely Araújo Pinto |
FAPEMA |
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do maranhão |
Ações de regulação e avaliação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do Maranhão a partir dos resultados oriundos do SINAES |
Profª. Drª. Nadja Fonseca da Silva CECEN |
||
Leticia Maria Amorim Souza |
UEMA |
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do maranhão |
A gestão acadêmica e pedagógica das universidades públicas estaduais a partir das políticas de avaliação e regulação definidas pelo CEE e pelo CNE |
Profª. Drª. Nadja Fonseca da Silva/CECEN |
||
Ana Beatriz Frazão da Silva |
FAPEMA |
Relação entre o perfil e o desempenho acadêmico dos estudantes de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, no período – 2008 a 2017 |
As políticas institucionais sobre o perfil dos estudantes concluintes das licenciaturas no campus de São Luís – UEMA |
Profª. Drª. Ana Lúcia Cunha Duarte/CECEN |
||
Thamires Silva Pacheco |
||||||
Análise do perfil dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura da UEMA campus São Luís |
||||||
Vitória da Silva Sousa |
||||||
Desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura da UEMA campus São Luís |
||||||
Alynny Mendonça dos Santos |
FAPEMA |
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE ESCOLAS DE SÃO LUÍS-MA: um mapeamento das ações educativas acerca do legado patrimonial da cidade |
Identificação dos documentos instrutivos que justificam as práticas de educação patrimonial, tanto no âmbito escolar quanto na orientação da Secretária de Educação do Município e do IPHANMA |
Profª. Drª. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho CECEN |
||
Natália Gomes da Silva |
UEMA |
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE ESCOLAS DE SÃO LUÍS-MA: um mapeamento das ações educativas acerca do legado patrimonial da cidade |
Identificação de estratégias de parcerias com outros espaços culturais e ações sobre o reconhecimento do patrimônio cultural da cidade, nas práticas escolares do município de São Luís-MA |
Profª. Drª. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho CECEN |
||
Ana Teresa Correia Cordeiro |
||||||
Mapeamento das práticas de educação patrimonial nas escolas do centro da cidade de São Luís-MA |
||||||
Evyla de Silva Costa |
FAPEMA |
Analise da “Qualidade” da Educação básica nas escolas públicas municipais de São Luís/MA, Via IDEB: Repercussões na gestão escolar |
As repercussões da “qualidade” expressa pelo IDEB na dimensão da participação nas tomadas de decisão nas escolas municipais de São Luís/MA |
Profª. Drª. Albiane Oliveira Gomes CECEN |
||
Juliana Rodrigues Dias |
UEMA |
Analise da “Qualidade” da Educação básica nas escolas públicas municipais de São Luís/MA, Via IDEB: Repercussões na gestão escolar |
As repercussões da “qualidade” expressa pelo IDEB na autonomia das escolas municipais de São Luís/MA |
Profª. Drª. Albiane Oliveira Gomes CECEN |
||
Jucicleia Carvalho Rodrigues |
A “qualidade” do IDEB versus a “qualidade” da escola: o que podemos dizer e des(dizer)? |
|||||