Pesquisas

 

 
BOLSISTA
 
PROGRAMAS PIBIC/PIVIC
 
PLANO DE TRABALHO
 
PROJETOS DE PESQUISA
 
ORIENTADOR (A) TITULAÇÃO/CENTRO
2020-2022
Vitória da Silva Sousa
 
CNPq
Ações de gestão acadêmica na UEMA: uma análise do quadro de gestores e de docentes dos cursos de licenciatura
Nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e regulação da educação superior: uma análise da gestão acadêmicas, dos indicadores de qualidade e do perfil dos estudantes
 
Prof. Drª Ana Lucia Cunha Duarte/CECEN
Bianca Brenda Cruz Martins
 
FAPEMA
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES):        avaliação, indicadores de qualidade e regulação
Nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e regulação da educação superior: uma análise da gestão acadêmicas, dos indicadores de qualidade e do perfil dos estudantes
 
 
Prof. Drª Ana Lucia Cunha Duarte/CECEN
Glayciane Martins Soares Silva
 
 
FAPEMA
Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes: uma análise a partir dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do
Maranhão, campus São Luís
FRANCISCA ELYDE             DA SILVA  ALVES RIBEIRO
 
CNPq
Uma                  análise                   do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil municipal Dr. Joo Viana em Caxias-MA
Pedagogia hospitalar: perspectivas e desafios do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil
Municipal Dr. João Viana em Caxias-MA
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento /CESC
Idvania Lima Silva
 
 
FAPEMA
1. Desenvolvimento profissional do pedagogo no contexto         no-escolar:          uma análise                    da                              intervenção                         no hospital infantil Municipal Dr. João Viana em Caxias-MA
 
 
Pedagogia hospitalar: perspectivas e desafios do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil Municipal Dr. João Viana em
Caxias-MA
 
 
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento /CESC
Elana Galdino de Lima
 
FAPEMA
Formação e desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico em vista da organização   e   gesto   escolar
das    políticas    públicas    de inclusão   da             pessoa   com deficiência
Coordenador Pedagógico: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar
das    políticas    públicas    de incluso     da             pessoa   com deficiência
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
Rosiléia Castro Pereira
 
CNPq
Desenvolvimento de protocolos de pesquisa para compreensão dos termos Literacia, Letramentos e Competência Digital
Literacia, letramentos ou competência digital: divergências, convergências e
singularidades
Profª Drª Sannya Fernanda Nunes Rodrigues/CECEN
Francisco de Oliveira Viana
 
FAPEMA
1º Curso de Geografia da UEMA: que racionalidade forma o professor?
Saberes                e              práticas constitutivas da formação de professor de Geografia na
UEMA: sujeito resistente a mudanças ou inovador?
 
Prof. Drª Iris Maria Ribeiro Porto/CECEN
Ingrid Lorranny Barbosa de Sousa
UEMA
2º Curso de Geografia da UEMA: as metodologias do ensino-aprendizagem      da prática docente do Curso formam                                      professores
inovadores?
Saberes                e              práticas constitutivas da formação de professor de Geografia na UEMA: sujeito resistente a mudanças ou inovador?
 
Prof. Drª Iris Maria Ribeiro Porto/CECEN
Adriana da Silva Dias
 
FAPEMA
Violências de gênero na escola: implicações e estratégias de enfrentamento no ensino médio da rede pública de São Luís/MA
Violências de gênero na escola: implicações e estratégias de enfrentamento
 
Profa. Dra Márcia Cristina Gomes/CECEN
Letícia Maria Amorim Souza
 
FAPEMA
As Ações de Avaliação e Regulação da Educação Superior Pelo Conselho Estadual de Educação Nas Universidades             Públicas
Estaduais
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do Conselho Estadual de Educação nas universidades                                               públicas estaduais do Maranhão
 
Profa. Dra Nadja Fonseca da Silva Campos/CECEN
Raquel dos Santos Galvão
 
FAPEMA
Arquiteturas administrativas e pedagógicas das universidades públicas estaduais do Maranhão decorrentes dos processos de avaliação e
regulação do CEE e CNE
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira
 
FAPEMA
1. Planejamento       educacional
em municípios maranhenses: a participação                                   social            na elaboração do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA (2014-2020)
Planejamento educacional em municípios             maranhenses:                      a participação                             social     na elaboração, monitoramento e avaliação de Planos Municipais de Educação (2014-2020)
 
Prof. Dr. Severino Vilar de
Thayna Raquel Santos Pinto
FAPEMA
Planejamento educacional em
municípios maranhenses: a participação social no monitoramento do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA (2014-2020)
Alynny Mendonça dos Santos
 
 
FAPEMA
Planejamento educacional em municípios maranhenses: a participação social na avaliação do Plano Municipal de Educação de São   Luís/MA(2014-2020).
Juliana Rodrigues Dias
UEMA
As repercussões da qualidade expressas pelo IDEB na autonomia das escolas municipais de São Luís/MA
Análise da “qualidade” da educação básica nas escolas públicas Municipais de São Luís/MA, via IDEB: repercussões na democratização da gestão escolar
Profa . Dra Albiane Oliveira Gomes/CECEN
Mayara Cristine Pinheiro Silva
UEMA
As repercussões da qualidade via IDEB na participação dos professores nas tomadas de decisão nas escolas municipais de São Luís/MA
Jucicleia Carvalho Rodrigues
UEMA
A qualidade do IDEB versus a qualidade da educação das escolas: o que podemos dizer ou des(dizer)?
Iniciação científica 2019 -2020
Cleydiane Cristina dos Santos Rodrigues Feitosa
CNPQ
Acesso e permanência na educação superior de estudantes negros cotistas: uma análise no contexto da Universidade Estadual do Maranhão – RENOVAÇÃO
Acesso e permanência na educação superior de estudantes negros cotistas: uma análise nos campi da UEMA de São Luís e Codó
Profª. Drª. Márcia Cristina Gomes/CECEN
Adriana da Silva Dias
FAPEMA
Violências de gênero no espaço escolar
Violências de gênero no espaço escolar: olhares para o ensino fundamental e médio da rede pública de ensino em São Luís/MA
Profª. Drª. Márcia Cristina Gomes CECEN
Rosileia Castro Pereira
CNPq
Competências para educar e aprender na era digital: potenciando práticas inovadoras na graduação e multiplicação de competências para os alunos do curso de pedagogia
Mapeamento de competências ligadas às tecnologias em documentos que regem à formação de professores na América Latina – a especificidade das tecnologias assistivas
Profª. Drª. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues/CECEN
Elana Galdino de Lima
FAPEMA
COORDENADOR PEDAGÓGICO: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: formação e o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico no acompanhamento pedagógico do aluno deficiente no município de Caxias – MA
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
Erika Viana Neves
FAPEMA
Ressignificação da cultura e cultura popular: identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense (RENOVAÇÃO)
Cultura e cultura popular: ressignificação da identidade, tradição e o comprometimento social e educacional do estudante com o festejo junino
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
Idvania Lima Silva
UEMA
COORDENADOR PEDAGÓGICO: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Análise da função do Coordenador Pedagógico em vista da organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
Francisca Elyde da Silva Alves Ribeiro
UEMA
Ressignificação da cultura e cultura popular: identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense (RENOVAÇÃO)
Arte e cultura popular: ressignificação e valorização social e educacional do festejo junino caxiense
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
Lucas Mendes Silva
FAPEMA
A discussão dos temas “homossexualidade” e “homofobia” em livros de Sexualidade e Educação Sexual
O tema da homossexualidade em livros de sexualidade
Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva/CECEN
Gabriel Felipe Serra de Sousa
O tema da homossexualidade em livros de Educação Sexual
Glayciane Martins Soares Silva
UEMA
A discussão dos temas “homossexualidade” e “homofobia” em livros de Sexualidade e Educação Sexual
O tema da homofobia em livros de Sexualidade e Educação Sexual
Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva CECEN
Valéria Maria de Sousa Pinheiro
FAPEMA
A Implantação do plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses e a qualidade da educação: os desafios da formação continuada de professores (RENOVAÇÃO)
Plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses: uma análise das contribuições para a gestão educacional e escolar
Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque CECEN
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira
O processo de implantação de ações de formação continuada de professores no âmbito do PAR em municípios maranhenses
Thayna Raquel Santos Pinto
UEMA
A Implantação do plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses e a qualidade da educação: os desafios da formação continuada de professores (RENOVAÇÃO)
Formação continuada de professores no plano de ações articuladas (PAR): uma análise sobre as contribuições para a melhoria da qualidade da educação pública municipal
Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque/CECEN
Gabriely Araújo Pinto
FAPEMA
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do maranhão
Ações de regulação e avaliação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do Maranhão a partir dos resultados oriundos do SINAES
Profª. Drª. Nadja Fonseca da Silva CECEN
Leticia Maria Amorim Souza
UEMA
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do maranhão
A gestão acadêmica e pedagógica das universidades públicas estaduais a partir das políticas de avaliação e regulação definidas pelo CEE e pelo CNE
Profª. Drª. Nadja Fonseca da Silva/CECEN
Ana Beatriz Frazão da Silva
 
FAPEMA
Relação entre o perfil e o desempenho acadêmico dos estudantes de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, no período – 2008 a 2017
As políticas institucionais sobre o perfil dos estudantes concluintes das licenciaturas no campus de São Luís – UEMA
Profª. Drª. Ana Lúcia Cunha Duarte/CECEN
Thamires Silva Pacheco
Análise do perfil dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura da UEMA campus São Luís
Vitória da Silva Sousa
Desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura da UEMA campus São Luís
Alynny Mendonça dos Santos
FAPEMA
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE ESCOLAS DE SÃO LUÍS-MA: um mapeamento das ações educativas acerca do legado patrimonial da cidade
Identificação dos documentos instrutivos que justificam as práticas de educação patrimonial, tanto no âmbito escolar quanto na orientação da Secretária de Educação do Município e do IPHANMA
Profª. Drª. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho CECEN
Natália Gomes da Silva
UEMA
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE ESCOLAS DE SÃO LUÍS-MA: um mapeamento das ações educativas acerca do legado patrimonial da cidade
Identificação de estratégias de parcerias com outros espaços culturais e ações sobre o reconhecimento do patrimônio cultural da cidade, nas práticas escolares do município de São Luís-MA
Profª. Drª. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho CECEN
Ana Teresa Correia Cordeiro
Mapeamento das práticas de educação patrimonial nas escolas do centro da cidade de São Luís-MA
Evyla de Silva Costa
FAPEMA
Analise da “Qualidade” da Educação básica nas escolas públicas municipais de São Luís/MA, Via IDEB: Repercussões na gestão escolar
As repercussões da “qualidade” expressa pelo IDEB na dimensão da participação nas tomadas de decisão nas escolas municipais de São Luís/MA
Profª. Drª. Albiane Oliveira Gomes CECEN
Juliana Rodrigues Dias
UEMA
Analise da “Qualidade” da Educação básica nas escolas públicas municipais de São Luís/MA, Via IDEB: Repercussões na gestão escolar
As repercussões da “qualidade” expressa pelo IDEB na autonomia das escolas municipais de São Luís/MA
Profª. Drª. Albiane Oliveira Gomes CECEN
Jucicleia Carvalho Rodrigues
A “qualidade” do IDEB versus a “qualidade” da  escola: o que podemos dizer e des(dizer)?