Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação tem o objetivo de contribuir para qualificar e fundamentar a prática de professores, gestores escolares, gestores de sistemas de ensino e demais profissionais da educação, com vistas a compreender seu universo de atuação profissional e realizar intervenções que contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

O curso atenderá à formação de pessoal qualificado para a prática profissional competente e transformadora, mediada pelo método científico, cujo fulcro é habilitar profissionais para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação, no exercício da docência e da gestão educacional e escolar. Além disso, o Mestrado Profissional em Educação visa, também, à atualização permanente do conhecimento teórico-prático na pesquisa aplicada e na proposição de inovações e aperfeiçoamentos com vistas à solução de problemas relacionados aos diversos campos de saberes e de atuação profissional na educação básica, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais, em âmbito nacional, regional e local.

Área de concentração: Gestão e formação de professores na educação básica

A área de concentração: Gestão e formação de professores na educação básica tem como foco central o estudo das políticas e práticas de gestão, bem como da formação de professores, a profissionalização e o trabalho docente, entendidas como elementos de produção de sentido e significado nos processos de desenvolvimento das instituições educativas. Os estudos priorizarão as políticas e práticas de gestão educacional e escolar, em torno das seguintes temáticas: gestão; planejamento; formação continuada de professores; e, práticas educativas escolares e não escolares. A formação no âmbito dessas temáticas caracteriza-se pelo esforço epistemológico e metodológico de aprofundamento, na interface com o estudo da realidade social, política, econômica, cultural e tecnológica, bem como das reformas educacionais em nível global. As investigações nessa área de concentração se desdobrarão em torno de duas linhas de pesquisa: Gestão educacional e escolar; Formação de professores e práticas educativas.