SELEÇÃO

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, é organizado a partir de edital, elaborado por comissão interna. Logo, para ingresso de alunos no Programa contamos com condicionalidades, desenvolvidas a partir das etapas e de cronogramas específicos, além dos critérios de avaliação. A seleção consta de cinco etapas:
– Homologação das inscrições: momento que avalia se os candidatos atendem às exigências quanto à documentação exigida no edital;
– Análise do anteprojeto de pesquisa: momento em que é avaliada a natureza, consistência teórico conceitual e relevância do problema, objetivos e metodologia da pesquisa do candidato, com objetivo de identificar a relação e a coerência entre esses elementos;
– Entrevista (prova oral): momento para conhecer o itinerário profissional do candidato e discutir sobre o projeto apresentado e a possível flexibilidade quanto as mudanças para melhor adequação à linha de pesquisa escolhida;
– Proficiência em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol): momento exigido como etapa obrigatória, mas flexibilizado o prazo de cumprimento para até o primeiro ano de ingresso como aluno no Programa em que o estudante comprova proficiência na língua estrangeira optada no momento da inscrição. O número de vagas é disponibilizado no edital de seleção.

The selection process held by the Post-Graduation Program in Education (PPGE) – Professional Master’s Degree in Education at Maranhão State University – is organized based on a public call prepared by its internal committee. Therefore, in order to be admitted to the Program, students must meet pre-established conditions, based on specific stages and schedules, in addition to evaluation criteria. The selection process comprises five different stages:

1 – Approval of applications: time to assess whether applicants meet selection process requirements in terms of documents required in the public call;

2- Preliminary research project analysis: time when the nature, theoretical-conceptual consistency and relevance of the research problem, aims and methodology of applicants’ project are evaluated in order to identify association and coherence among these elements;

3 – Interview (oral test): time to learn about applicants’ professional path, as well as to discuss about their project and their likely flexibility to change it in order to better suit the selected research line;

4 – Proficiency in a foreign language (English or Spanish): although it is a mandatory stage, the deadline to compliance goes up to the first year of students’ acceptance in the Program, when they must prove proficiency in the foreign language selected at selection process inscription time. The number of available seats is provided in the selection call.