BOLSISTA
|
PROGRAMAS PIBIC/PIVIC
|
PLANO DE TRABALHO
|
PROJETOS DE PESQUISA
|
ORIENTADOR (A) TITULAÇÃO/CENTRO
|
|
2020-2022
|
|
Vitória da Silva Sousa
|
CNPq
|
Ações de gestão acadêmica na UEMA: uma análise do quadro de gestores e de docentes dos cursos de licenciatura
|
Nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e regulação da educação superior: uma análise da gestão acadêmicas, dos indicadores de qualidade e do perfil dos estudantes
|
Prof. Drª Ana Lucia Cunha Duarte/CECEN
|
|
Bianca Brenda Cruz Martins
|
FAPEMA
|
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES): avaliação, indicadores de qualidade e regulação
|
Nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e regulação da educação superior: uma análise da gestão acadêmicas, dos indicadores de qualidade e do perfil dos estudantes
|
Prof. Drª Ana Lucia Cunha Duarte/CECEN
|
|
Glayciane Martins Soares Silva
|
FAPEMA
|
Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes: uma análise a partir dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do
Maranhão, campus São Luís
|
|
FRANCISCA ELYDE DA SILVA ALVES RIBEIRO
|
CNPq
|
Uma análise do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil municipal Dr. Joo Viana em Caxias-MA
|
Pedagogia hospitalar: perspectivas e desafios do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil
Municipal Dr. João Viana em Caxias-MA
|
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento /CESC
|
|
Idvania Lima Silva
|
FAPEMA
|
1. Desenvolvimento profissional do pedagogo no contexto no-escolar: uma análise da intervenção no hospital infantil Municipal Dr. João Viana em Caxias-MA
|
Pedagogia hospitalar: perspectivas e desafios do desenvolvimento profissional do pedagogo no hospital infantil Municipal Dr. João Viana em
Caxias-MA
|
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento /CESC
|
|
Elana Galdino de Lima
|
FAPEMA
|
Formação e desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico em vista da organização e gesto escolar
das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência
|
Coordenador Pedagógico: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar
das políticas públicas de incluso da pessoa com deficiência
|
Profa. Dra Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
|
|
Rosiléia Castro Pereira
|
CNPq
|
Desenvolvimento de protocolos de pesquisa para compreensão dos termos Literacia, Letramentos e Competência Digital
|
Literacia, letramentos ou competência digital: divergências, convergências e
singularidades
|
Profª Drª Sannya Fernanda Nunes Rodrigues/CECEN
|
|
Francisco de Oliveira Viana
|
FAPEMA
|
1º Curso de Geografia da UEMA: que racionalidade forma o professor?
|
Saberes e práticas constitutivas da formação de professor de Geografia na
UEMA: sujeito resistente a mudanças ou inovador?
|
Prof. Drª Iris Maria Ribeiro Porto/CECEN
|
|
Ingrid Lorranny Barbosa de Sousa
|
UEMA
|
2º Curso de Geografia da UEMA: as metodologias do ensino-aprendizagem da prática docente do Curso formam professores
inovadores?
|
Saberes e práticas constitutivas da formação de professor de Geografia na UEMA: sujeito resistente a mudanças ou inovador?
|
Prof. Drª Iris Maria Ribeiro Porto/CECEN
|
|
Adriana da Silva Dias
|
FAPEMA
|
Violências de gênero na escola: implicações e estratégias de enfrentamento no ensino médio da rede pública de São Luís/MA
|
Violências de gênero na escola: implicações e estratégias de enfrentamento
|
Profa. Dra Márcia Cristina Gomes/CECEN
|
|
Letícia Maria Amorim Souza
|
FAPEMA
|
As Ações de Avaliação e Regulação da Educação Superior Pelo Conselho Estadual de Educação Nas Universidades Públicas
Estaduais
|
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do Conselho Estadual de Educação nas universidades públicas estaduais do Maranhão
|
Profa. Dra Nadja Fonseca da Silva Campos/CECEN
|
|
Raquel dos Santos Galvão
|
FAPEMA
|
Arquiteturas administrativas e pedagógicas das universidades públicas estaduais do Maranhão decorrentes dos processos de avaliação e
regulação do CEE e CNE
|
|
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira
|
FAPEMA
|
1. Planejamento educacional
em municípios maranhenses: a participação social na elaboração do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA (2014-2020)
|
Planejamento educacional em municípios maranhenses: a participação social na elaboração, monitoramento e avaliação de Planos Municipais de Educação (2014-2020)
|
Prof. Dr. Severino Vilar de
|
|
Thayna Raquel Santos Pinto
|
FAPEMA
|
Planejamento educacional em
municípios maranhenses: a participação social no monitoramento do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA (2014-2020)
|
|
Alynny Mendonça dos Santos
|
FAPEMA
|
Planejamento educacional em municípios maranhenses: a participação social na avaliação do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA(2014-2020).
|
|
Juliana Rodrigues Dias
|
UEMA
|
As repercussões da qualidade expressas pelo IDEB na autonomia das escolas municipais de São Luís/MA
|
Análise da “qualidade” da educação básica nas escolas públicas Municipais de São Luís/MA, via IDEB: repercussões na democratização da gestão escolar
|
Profa . Dra Albiane Oliveira Gomes/CECEN
|
|
Mayara Cristine Pinheiro Silva
|
UEMA
|
As repercussões da qualidade via IDEB na participação dos professores nas tomadas de decisão nas escolas municipais de São Luís/MA
|
|
Jucicleia Carvalho Rodrigues
|
UEMA
|
A qualidade do IDEB versus a qualidade da educação das escolas: o que podemos dizer ou des(dizer)?
|
|
Iniciação científica 2019 -2020
|
|
Cleydiane Cristina dos Santos Rodrigues Feitosa
|
CNPQ
|
Acesso e permanência na educação superior de estudantes negros cotistas: uma análise no contexto da Universidade Estadual do Maranhão – RENOVAÇÃO
|
Acesso e permanência na educação superior de estudantes negros cotistas: uma análise nos campi da UEMA de São Luís e Codó
|
Profª. Drª. Márcia Cristina Gomes/CECEN
|
|
Adriana da Silva Dias
|
FAPEMA
|
Violências de gênero no espaço escolar
|
Violências de gênero no espaço escolar: olhares para o ensino fundamental e médio da rede pública de ensino em São Luís/MA
|
Profª. Drª. Márcia Cristina Gomes CECEN
|
|
Rosileia Castro Pereira
|
CNPq
|
Competências para educar e aprender na era digital: potenciando práticas inovadoras na graduação e multiplicação de competências para os alunos do curso de pedagogia
|
Mapeamento de competências ligadas às tecnologias em documentos que regem à formação de professores na América Latina – a especificidade das tecnologias assistivas
|
Profª. Drª. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues/CECEN
|
|
Elana Galdino de Lima
|
FAPEMA
|
COORDENADOR PEDAGÓGICO: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: formação e o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico no acompanhamento pedagógico do aluno deficiente no município de Caxias – MA
|
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
|
|
Erika Viana Neves
|
FAPEMA
|
Ressignificação da cultura e cultura popular: identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense (RENOVAÇÃO)
|
Cultura e cultura popular: ressignificação da identidade, tradição e o comprometimento social e educacional do estudante com o festejo junino
|
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
|
|
Idvania Lima Silva
|
UEMA
|
COORDENADOR PEDAGÓGICO: análise da formação, desenvolvimento profissional, organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Análise da função do Coordenador Pedagógico em vista da organização e gestão escolar das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência
|
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
|
|
Francisca Elyde da Silva Alves Ribeiro
|
UEMA
|
Ressignificação da cultura e cultura popular: identidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense (RENOVAÇÃO)
|
Arte e cultura popular: ressignificação e valorização social e educacional do festejo junino caxiense
|
Profª. Drª. FrancLane Sousa Carvalho do Nascimento/CESC
|
|
Lucas Mendes Silva
|
FAPEMA
|
A discussão dos temas “homossexualidade” e “homofobia” em livros de Sexualidade e Educação Sexual
|
O tema da homossexualidade em livros de sexualidade
|
Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva/CECEN
|
|
Gabriel Felipe Serra de Sousa
|
O tema da homossexualidade em livros de Educação Sexual
|
|
Glayciane Martins Soares Silva
|
UEMA
|
A discussão dos temas “homossexualidade” e “homofobia” em livros de Sexualidade e Educação Sexual
|
O tema da homofobia em livros de Sexualidade e Educação Sexual
|
Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva CECEN
|
|
Valéria Maria de Sousa Pinheiro
|
FAPEMA
|
A Implantação do plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses e a qualidade da educação: os desafios da formação continuada de professores (RENOVAÇÃO)
|
Plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses: uma análise das contribuições para a gestão educacional e escolar
|
Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque CECEN
|
|
Jusciane do Bom Parto Pinheiro Oliveira
|
O processo de implantação de ações de formação continuada de professores no âmbito do PAR em municípios maranhenses
|
|
Thayna Raquel Santos Pinto
|
UEMA
|
A Implantação do plano de ações articuladas (PAR) em municípios maranhenses e a qualidade da educação: os desafios da formação continuada de professores (RENOVAÇÃO)
|
Formação continuada de professores no plano de ações articuladas (PAR): uma análise sobre as contribuições para a melhoria da qualidade da educação pública municipal
|
Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque/CECEN
|
|
Gabriely Araújo Pinto
|
FAPEMA
|
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do maranhão
|
Ações de regulação e avaliação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do Maranhão a partir dos resultados oriundos do SINAES
|
Profª. Drª. Nadja Fonseca da Silva CECEN
|
|
Leticia Maria Amorim Souza
|
UEMA
|
Políticas de avaliação e regulação da educação superior: atuação do conselho estadual de educação nas universidades públicas estaduais do maranhão
|
A gestão acadêmica e pedagógica das universidades públicas estaduais a partir das políticas de avaliação e regulação definidas pelo CEE e pelo CNE
|
Profª. Drª. Nadja Fonseca da Silva/CECEN
|
|
Ana Beatriz Frazão da Silva
|
FAPEMA
|
Relação entre o perfil e o desempenho acadêmico dos estudantes de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, no período – 2008 a 2017
|
As políticas institucionais sobre o perfil dos estudantes concluintes das licenciaturas no campus de São Luís – UEMA
|
Profª. Drª. Ana Lúcia Cunha Duarte/CECEN
|
|
Thamires Silva Pacheco
|
|
Análise do perfil dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura da UEMA campus São Luís
|
|
Vitória da Silva Sousa
|
|
Desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura da UEMA campus São Luís
|
|
Alynny Mendonça dos Santos
|
FAPEMA
|
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE ESCOLAS DE SÃO LUÍS-MA: um mapeamento das ações educativas acerca do legado patrimonial da cidade
|
Identificação dos documentos instrutivos que justificam as práticas de educação patrimonial, tanto no âmbito escolar quanto na orientação da Secretária de Educação do Município e do IPHANMA
|
Profª. Drª. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho CECEN
|
|
Natália Gomes da Silva
|
UEMA
|
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE ESCOLAS DE SÃO LUÍS-MA: um mapeamento das ações educativas acerca do legado patrimonial da cidade
|
Identificação de estratégias de parcerias com outros espaços culturais e ações sobre o reconhecimento do patrimônio cultural da cidade, nas práticas escolares do município de São Luís-MA
|
Profª. Drª. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho CECEN
|
|
Ana Teresa Correia Cordeiro
|
|
Mapeamento das práticas de educação patrimonial nas escolas do centro da cidade de São Luís-MA
|
|
Evyla de Silva Costa
|
FAPEMA
|
Analise da “Qualidade” da Educação básica nas escolas públicas municipais de São Luís/MA, Via IDEB: Repercussões na gestão escolar
|
As repercussões da “qualidade” expressa pelo IDEB na dimensão da participação nas tomadas de decisão nas escolas municipais de São Luís/MA
|
Profª. Drª. Albiane Oliveira Gomes CECEN
|
|
Juliana Rodrigues Dias
|
UEMA
|
Analise da “Qualidade” da Educação básica nas escolas públicas municipais de São Luís/MA, Via IDEB: Repercussões na gestão escolar
|
As repercussões da “qualidade” expressa pelo IDEB na autonomia das escolas municipais de São Luís/MA
|
Profª. Drª. Albiane Oliveira Gomes CECEN
|
|
Jucicleia Carvalho Rodrigues
|
A “qualidade” do IDEB versus a “qualidade” da escola: o que podemos dizer e des(dizer)?
|
|
|
|
|
|
|
|
|