XII SEMANA DE PEDAGOGIA

A XII SEMANA DE PEDAGOGIA é um evento realizado pelo curso de Pedagogia Licenciatura do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com realização de 12 a 16 de dezembro de 2022, no prédio dos cursos de Pedagogia, Geografia e Filosofia/ CECEN – Campus Paulo VI, na cidade de São Luís, com carga horária de 40h.

Constitui-se em um evento de natureza regional, pois envolverá o Campus Paulo VI (São Luís) e o Campus de Codó, além dos polos da UEMANET, com os objetivos de: (i) discutir  as políticas educacionais que hoje interferem na formação de professores da Educação Básica, em especial ao pedagogo, profissional responsável pelos processos da docência e gestão no ambiente escolar e educacional, bem como em sua atuação em espaços não escolares, problematizando a pedagogia diante das complexidades da docência no contexto do Bicentenário de Independência do Brasil; (ii) ampliar os espaços de diálogos entre o Curso de Pedagogia e a Pós-Graduação em Educação; (iii) discutir as políticas de formação de professores e suas repercussões no curso de Pedagogia e nas demais  licenciaturas e; (iv) possibilitar o debate e a discussão em torno da questão da qualidade da educação ante o cenário pós-pandêmico.

Propõe-se também com a sua realização, integrar estudantes do curso de Pedagogia, das demais licenciaturas da instituição, das instituições de Ensino Superior, tanto pública como privada, presentes no município de São Luís e de outros do Estado do Maranhão, professores da instituição e de outras IES, pesquisadores e comunidade científica, despertando o interesse e incentivar estudos e pesquisas nas diversas temáticas que envolve a área da Educação.

Sendo assim, elaborou-se uma programação que possibilite a reflexão, discussão e construção de novos saberes no que se refere a formação e atuação do professor/pedagogo e de sua relação com a prática docente. Nesse sentido o tema proposto para a XII SEMANA DE PEDAGOGIA da Uema, Campus Paulo VI, é “A Pedagogia diante das complexidades da docência no contexto do Bicentenário de Independência do Brasil”

Toda a programação será distribuída em 5 (cinco dias), nos turnos vespertino e noturno, perfazendo um total de 40h, oferecida de modo híbrido.

O público-alvo serão os estudantes de graduação do curso de Pedagogia Licenciatura, presencial e à distância, da UEMA e demais cursos de licenciatura, dos alunos do curso de pós-graduação bem como professores do Departamento de Educação e Filosofia, vinculados ao curso ou não, demais professores da instituição e de outras Instituições de Ensino Superior, professores e gestores da Educação Básica e comunidade em geral.

A participação no evento será como ouvinte, palestrante, membros de mesas-redondas, apresentação de comunicação oral, comissão organizadora, coordenadores de mesa e de sessão de comunicação oral e monitores, que receberão certificado correspondente a forma de inscrição/participação no referido evento.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO EVENTO

A realização da XII SEMANA DE PEDAGOGIA, com o tema A Pedagogia diante das complexidades da docência no contexto do Bicentenário de Independência do Brasil, se justifica por constituir-se um momento em que estudantes e professores da Uema e de outras instituições de Ensino Superior, bem como professores da Educação Básica e demais setores da área educacional, possam buscar, na academia, conhecimentos relevantes para a sua formação e atuação profissional.

Este evento se torna relevante no sentido de possibilitar aos participantes discutir temas que, no atual momento histórico, produzem inquietações e ao mesmo tempo requer conhecimentos sobre as proposições nas atuais políticas educacionais e seus reflexos na formação do professor, que atua ou irá aturar, na docência e gestão da Educação Básica.

Sendo assim, justifica-se que a sua realização irá contribuir para que profissionais da área da educação e, áreas correlatas, possam exprimir seus posicionamentos e discuti-los a partir das indagações que serão feitas, ao longo do evento, em palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e comunicações orais.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEMA

O curso de Pedagogia Licenciatura/ Cecen/Uema teve sua criação por meio da Resolução nº 101/92, de 22 de novembro de 1992, tendo início de funcionamento em 1993, desde então vem contribuindo com a formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como das ações pedagógicas desenvolvidas por outros segmentos da escola e demais ambientes que requeiram o trabalho do pedagogo.

Como forma de promover o diálogo e construção de saberes das questões de maior evidência social entre estudantes de Pedagogia e professores da Uema e de outras instituições de Ensino Superior fez-se necessária a criação, em 2003, da I SEMANA DE PEDAGOGIA e em 2022, teremos a realização da décima segunda edição da SEMANA DE PEDAGOGIA, fato este que demonstra a evolução na realização do evento para a comunidade acadêmica da Uema e externa. E, nesta edição, a programação da XII SEMANA DE PEDAGOGIA conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA, incluindo os eventos dos grupos de estudos e pesquisas vinculados ao Mestrado, realizando I CICLO DE DEBATES INTEGRATIVOS ENTRE O CURSO DE PEDAGOGIA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO da UEMA.

A SEMANA DE PEDAGOGIA tem se apresentado como uma oportunidade de interação entre os estudiosos da área da educação, a aquisição de saberes, ao fomento da pesquisa e da extensão e ao aprimoramento do ensino. Em sua trajetória, o referido evento, reconhecido pela sociedade acadêmica, tem contribuído de maneira ativa no debate em torno de importantes temas do campo educacional brasileiro, principalmente nas questões relativas à formação e atuação profissional do professor. O público-alvo tem sido formado pelos estudantes de graduação dos cursos de Pedagogia da UEMA (de São Luís e de outros campi) e de outras IES, bem como pelos professores do Departamento de Educação e Filosofia da UEMA e de outros departamentos, tanto do CECEN como de outros Centros do Campus Paulo VI e demais campi e agora passa a contar com a parceria do Mestrado em Educação.

PROGRAMAÇÃO

Haverá nesta edição 5 (cinco tardes) e 5 (cinco) noites para a realização de conferencias, debates, palestras, minicursos, comunicações orais, mesas-redondas, que tratarão do tema “A Pedagogia diante das complexidades da docência no contexto do Bicentenário de Independência do Brasil”

O evento terá a duração total de 40 horas, e os minicursos oferecidos terão a duração de 4 (quatro) horas.  Serão emitidos certificados tanto para os participantes ouvintes como para os palestrantes, membros de mesas, apresentadores de comunicação oral, organizadores, coordenadores de mesas e monitores.

EVENTOS PARALELOS

I DIALOGO ENTRE TECNOLOGIAS E AFETIVIDADES

II ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE – CNPQ/UEMA

III DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS – GEFOPPE (PPGE/UEMA)

IV INTERLOCUÇÕES DO GPQE

 

*Breve iniciaremos as inscrições 

 

 

 

 

 

Compartilhar.