I Seminário sobre Avaliação na Educação

Por em 19 de novembro de 2019

Promovido pela Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o “I Seminário sobre Avaliação na Educação”, marcado para o dia 02 de dezembro de 2019 e intitulado ”Das Políticas Públicas de Avaliação à sala de Aula”, é fruto de estudos e pesquisas da primeira turma de mestrado da disciplina Avaliação da Educação Básica, ministrada pela Profa. Dra. Albiane Oliveira Gomes, cujo objetivo é discutir os sistemas de avaliação da Educação Básica ao Ensino Superior, refletindo seus efeitos nas salas de aula e observando a concepção de “qualidade na educação” expressa nos “hankings” resultantes das avaliações em larga escala realizadas no Brasil nas últimas décadas. O desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação é um fenômeno bastante recente, e por isso mesmo, pouco analisado em sua diversidade, complexidade e limites.
De maneira geral, os sistemas nacionais de avaliação apresentam-se como um instrumento de gestão do sistema escolar. Um instrumento bastante poderoso e arriscado, na medida em que sinalizam padrões de aprendizagem que a escola básica deve assumir como seu objetivo, e mostram se os ganhos de qualidade do sistema educacional estão socialmente bem distribuídos. Nessa direção, convidamos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, pesquisadores e estudantes para discutirmos sobre essa que é uma temática fulcral para o entendimento do cotidiano escolar.
As inscrições estão disponíveis para docentes da rede municipal, docentes da rede estadual, alunos de graduação ou de pós-graduação. As inscrições são gratuitas, então não perca a oportunidade e venha conversar com a gente!

Inscrições aqui!